Sofia imagem

Entrevista na revista Valor Magazine à diretora geral da Mundipharma, Sofia Ferreira

Sofia Ferreira está na Mundipharma desde a sua entrada no mercado português, em Dezembro de 2015, e há um ano que é a Country Manager da empresa em Portugal. A gestora, que é uma das mais jovens da organização a nível mundial, conta com uma carreira de quase 20 anos na indústria farmacêutica e é um dos rostos que comprova que as mulheres também foram feitas para os cargos de liderança.

Leia a entrevista na integra

Quase a completar 20 anos de carreira na indústria farmacêutica, Sofia Ferreira é, há um ano, a responsável pela Mundipharma em território nacional. “A minha vinda para a Mundipharma surgiu de uma forma muito casual. Estava numa outra empresa, e nem nunca tinha ouvido falar sobre a Mundipharma, quando entrei para este projeto no final de 2015. Fiz parte da equipa inicial que ajudou a construir uma filial da companhia em Portugal. A criação deste projecto surgiu com apenas quatro pessoas e o diretor geral, que veio de outras funções da filial Espanhola e, desde então, a equipa tem vindo a evoluir”, conta Sofia Ferreira sobre a evolução de uma pequena start-up para uma marca de excelência, reconhecida tanto pelos seus pares como pelos colaboradores: “A minha principal preocupação, no que respeita aos colaboradores, é fazer com que se sintam bem e felizes”. Estes veem-se como parte de uma família e este espírito é transmitido tanto pelo aspeto informal e descontraído da sede, como pelos encontros dinamizados e que ajudam a que todos se empenhem no que fazem.

Construir uma carreira é aproveitar oportunidades

Esforçada e bastante dedicada a tudo o que faz, Sofia Ferreira resume a sua entrada e ascensão na empresa como um feliz aproveitar de oportunidades: “Fui aproveitando as oportunidades que me foram dadas. Dá muito trabalho e, por vezes, pode trazer algum desalento, mas a verdade é que aprendi muito ao longo destes anos e o processo de aprendizagem continua”, conta a country manager, que afirma que foi com grande prazer que viu o seu trabalho ser reconhecido. Mãe de dois filhos e com um cargo de particular complexidade, Sofia Ferreira defende que as mulheres não devem descurar a vida profissional por causa da pessoal e que é perfeitamente possível equilibrar estas duas vertentes. Creio que, hoje em dia, as oportunidades são dadas da mesma forma, independentemente do género”, defende a gestora, embora admita que ainda há muito para fazer. Para a profissional, o género em nada influencia as capacidades de liderança de um bom profissional e é desta forma que tem conduzido os destinos da Mundipharma: “Os valores são os mesmos e o estilo de liderança manteve-se muito semelhante àquele que já existia e que existe em outros países. Temos um estilo agregador em que as pessoas são tidas em consideração em praticamente todas as decisões. Na equipa de direção, sou uma das pessoas mais novas mas a verdade é que fui muito bem aceite por todos. A empresa cresceu e conseguimos atingir os nossos objetivos, sem nunca descurar as pessoas”. Quando questionada sobre que conselhos daria a quem inicia agora uma carreira profissional e pretende alcançar um caminho sólido, Sofia Ferreira destaca duas características a ter em conta – não ficar a espera e procurar sempre novas oportunidades: “Lutem pelas oportunidades que surgirem. Se ambicionam algo, em alguma área, procurem e façam-no saber, sem medo”. Antes de ser country manager da Mundipharma, Sofia Ferreira participou num projeto internacional de desenvolvimento de líderes, que lhe proporcionou desenvolver não só competências, mas também privar com outros lideres da companhia. Em 2019 foi novamente nomeada para outro programa de desenvolvimento onde teve oportunidade de participar em projetos estratégicos para toda a companhia a nível europeu. Num ano em que estava a começar a sua nova função, foi muito exigente, no entanto porque acredita que não se devem desperdiçar oportunidades agarrou mais este desafio.

“A base do nosso suceso são as pessoas” 

A atual diretora-geral da Mundipharma em Portugal destaca-se pelo largo conhecimento que tem sobre as variadas áreas que compõem a empresa e pela forma como trata as pessoas, independentemente de serem parceiros de negócios ou colaboradores, que têm total autonomia para questionar e apresentar propostas. “A base do nosso sucesso são as pessoas” – esta frase pode ser lida numa das salas de reunião da sede da empresa, que se situa no Lagoas Park, em Oeiras. Nos últimos três anos a Mundipharma tem sido distinguida como uma das melhores empresas para se trabalhar em Portugal. O crescimento da Mundipharma, que atualmente tem um portfólio de produtos na área da diabetes, respiratória, dor e adiçao, tem sido acompanhado de perto pela gestora, que se mostra feliz e orgulhosa por tudo o que a empresa tem estado a alcançar, sem esquecer aquele que é o ADN diferenciador da companhia: “A Mundipharma vai continuar o seu processo de transformação a nível mundial. Vamos continuar a apostar nas pessoas, ao mesmo tempo que vamos entrar em novas áreas. No ano passado lançámos o primeiro biossimilar. A área da diabetes também vai ser muito importante nos próximos anos. Vamos entrar na área dos antifúngicos, na área oncológica. Nos próximos anos vamos continuar a crescer, lançando novos produtos”, conclui.